segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cineminha

No jornal da manhã vi uma noticia bastante interessante sobre um festival de cinema brasileiro que ocorre nos EUA uma vez por ano. No primeiro momento fiquei até animado em ver que existem espaços se construindo onde podemos expor a produção artística brasileira no exterior, mas como sempre, houve uma reviravolta para pior.
Reviravolta esta que ocorreu ao mostrarem o primeiro filme a ser apresentado no festival:

“Como se Fosse Você 2”

Nada contra filmes comerciais, particularmente sou um grande fã de blockbusters e coisas do tipo, mas esse filme ser apresentado como a cara do cinema brasileiro contemporâneo parece ser bastante representativo do momento cultural pelo qual o pais se arrasta.
O Cinema brasileiro em seus primórdios se dividia entre comédias escrachadas e filmes de cunho profundamente sociológico (leia-se Marxista) , criando a imagem do Brasil como um produtor de filmes engajados, o que é o padrão de países de terceiro mundo onde a massa intelectual era composta principalmente por militantes de esquerda.
Claro que são importantes as criticas a esse período, um cinema sociologizante muitas vezes de intenção doutrinaria, que em muitos momentos de perdia em recortes muito específicos da realidade brasileira em busca da divulgação de um ideário politico-social.
Mas ainda assim, mesmo mais recentemente no período de filmes extremamente reacionários politicamente (veja o yin/yang da cinedramaturgia brasileira: Cidade de Deus/Tropa de Elite), ainda assim a tentativa de retratar uma realidade do pais onde vivemos.
Mas como tudo que é sólido se desmancha no ar, de uma hora para outra estamos presos a títulos e mais títulos do que talvez possa ser considerado o gênero mais baixo do cinema: A Comédia Romântica.
Claro que existem exceções, em todos os períodos houveram, em tudo na vida há! A reflexão ainda é valida...O que queremos mostrar para o mundo? Será que nos consideramos tão bem socialmente que podemos apenas sair por ai e perder milhões retratando o nível mais basal da relações humanas?
O que esta acontecendo com a nossa sociedade onde a produção cinematográfica de um pais é representada por “Como se Fosse Você 2” e a onde musical que permeia o meio universitário é o Sertanejo Universitário???(Sei que essa ultima parte não tem nada a ver, mas estou indignado mesmo assim)

Nenhum comentário: