segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sentir apenas, seria muito mais simples...

A pouco me engajei em uma discussão bastante infrutífera com algumas pessoas que defendiam o tal do Amor Livre, nada contra esta idéia em particularmente, mas eles defendiam como sendo a única forma certa de amar, a única humanamente possível. Claramente o ser humano é algo muito simples e padronizado para essas pessoas.

É incrível que mesmo aqueles que muitas vezes se digam a vanguarda do pensamento na sociedade, aqueles libertos de todos os dogmas, continuem buscando uma maneira de enquadrar o sentimento mais humano, ao menos em minha reles opinião.

É no minimo complicado colocar o amor e a paixão em medidas tão simples como casamento, monogamia, poligamia, amor livre ou qualquer outro nome que advenha de culturas ou mesmo do pós-modernismo.

Infelizmente buscamos padrões para tudo, definidos pela nossa cultura, nosso grupo social ou até, na pior das hipóteses, por alguem que escreveu um livro apenas dando sua opinião.

Nos restringimos tanto por isso, e acredite, não estou defendendo de maneira alguma um panamor e uma pansexualidade, por que isso também seria restringir a um tipo de amor as pessoas, ela seriam obrigadas a serem "livres" amorosamente, e é exatamente esse conceito de obrigação e de jeito certo de ser, que estou descordando.

Não seria possível e de alguma maneira tão mais agradável se pudéssemos simplesmente escolher como queríamos nossas vidas e nossos relacionamentos, em total acordo com aqueles pelos quais nos apaixonamos, monogâmico, poligâmico, pangâmico, heteros ou homos, simplesmente deixar a coisa acontecer da maneira que for mais interessante, e viver aquilo intensamente, sem ter que cumprir nenhum tipo de acordo ou dogma que não fosse impostos por aqueles que se amam???

O amor e a paixão são conceitos criados por nós para refletir o que sentimos, e cada um sente do seu jeito e com seus próprios termos, então, vamos nos livrar de tantas besteiras, ser francos e decidir para alem do que qualquer religião ou teoria manda e aproveitar, olhar nos olhos, ser sincero e com consciência do que se faz, viver um pouco.

Em algum momento as pessoas tem que cansar de não serem elas mesmas por causa de ideologias e aproveitar suas vidas com consciência e sinceridade.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.